A Companhia Vale do Rio Doce anunciou hoje a descoberta das reservas estimadas em 400 milhões de toneladas de minério em uma única mina. A mina se localiza no municipio de Guanhaes , no Vale do Rio Doce mineiro. Os teores de ferro são superiores a 40%”, afirma o geólogo João Carlos Cavalcanti, sócio da GME4.
A ideia da Companhia é construir um mineroduto ligando a cidade a um porto que será instalado no Espírito Santo. Ainda não há estimativas do investimento necessário, mas há uma previsão de 20 a 40 mil empregos na região. As vagas de trabalho serão geradas na construção de um minerotudo, de um ramal ferroviário e nas usinas de concentração e de pelotização de minério.
João Carlos Cavalcanti, considerado considerado o geólogo mais rico do mundo, e atual sócio da GME4, revela que já estão sendo procurados por por grandes players mundiais do setor de mineração e siderurgia. Segundo ele, a ideia é vender 80% das reservas para sócios investidores, mantendo participação de 20%.
Para o analista de investimentos em mineração da corretora SLW, Pedro Galdi, quando esse ativo é interessante, o dono não tem nem trabalho. “É só levantar uma bandeirinha que aparece um interessado em comprar”, diz. Segundo Galdi, a crise afugentou muitos investimentos mas o pessoal já percebeu que o minério será necessário daqui a pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário