quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprova lei contra estudantes inadimplentes


A comissão de Educação e Cultura da Câmara acaba de aprovar o projeto de lei que preve o desligamento de alunos inadimplentes de escolas e universidas particulares. De acordo com a nova lei, o desligamento ocorrerá no final do semestre letivo, caso o aluno atrase as mensalidades por mais de 90 dias.

Estudantes e pais de alunos estão preocupados. Eles temem perder a oportunidade de concluir seus estudos devido a nova lei, criada pelo deputado deputado Átila Lira (PSB-PI). Já para o autor da lei, a mudança vai oferecer “uma garantia ou liberdade adicional” para as instituições de ensino tomarem providências concretas contra os inadimplentes.

A estudante de pedagogia, Patrícia Miranda de Freitas, de 23 anos, conta que enfrenta sérias dificuldades para pagar as mensalidades e teme que a faculdade onde estuda cancele sua matrícula. Para ela, as leis deveriam incentivar as pessoas a se buscarem conhecimento e não dificultar ainda mais o acesso dos alunos de baixa renda ao curso superior.

Para o presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), Gabriel Mário Rodrigues, o prejuízo encarece o custo das instituições. Mas tranquiliza os estudantes, pois segundo ele, ninguém será desligado deliberadamente. "...As faculdades não desejam perdar alunos, por este motivo aceitam vários tipos de negociações...", diz.

Nenhum comentário: